Lua-de-Mel em Arraial D’Ajuda

Eu escolhi Arraial d’Ajuda há 5 anos como destino da minha lua-de-mel. Confesso que não fiquei muito satisfeita, afinal, choveu vários dias e a paisagem não estava tão maravilhosa quanto eu esperava. Por isso, gostaria de visitar Arraial novamente! Mas todo mundo que eu conheço, visitou Arraial e amou! Então, por que não, né?

Mas pra não passar perrengue e aproveitar ao máximo a região, siga essas dicas:

• evite os meses chuvosos (maio, junho), pois a paisagem muda demais, e não dá pra aproveitar ao máximo as praias e os passeios.
  • alugue um carro pra poder ter mais liberdade e visitar outros lugares lá pertinho.
  • aproveite para visitar outras praias da região como Trancoso, Caraíva, Porto Seguro e Santo André (sabe aquela cidade que hospedou os jogadores da Alemanha que ganharam de 7×1 do Brasil? Pois é… essa mesma).

Como chegar

É muito fácil: partindo do aeroporto de Porto Seguro você pode pegar um táxi até a balsa (mais ou menos uns R$ 20,00). De lá você pode atravessar pra Arraial por um valor bem razoável (era cerca de R$ 3,00) e depois pegar uma van ou um outro táxi até o seu hotel. Como chegamos um pouco tarde, resolvemos pagar um traslado na ida, cerca de R$ 100,00 do aeroporto até a porta da pousada!! Mas não há necessidade.

Praias

Não conseguimos conhecer a todas as praias, mas ficamos em frente à praia do Mucugê, bem tranquila e bonita. A do Taípe é muito linda, e é cercada pelas famosas falésias. Outras praias da região são: Apaga-FogoAraçaípeD’AjudaParrachoPitinga Rio da Barra.

Falésias na Praia do Taípe – Foto: Viaje Caju

Onde Ficar

As opções de hotéis e pousadas são muitas. Se quiser ficar mais próximo da praia, você pode tentar o Hotel que eu fiquei, chamado Enseada dos Corais Praia Hotel. Outra opção é Hotel Mar Paraíso, ambos na Praia do Mucugê. Subindo em direção à Rua do Mucugê, há várias opções, mas duas que me chamaram a atenção foram a Pousada Cheiro Verde e o Hotel Maitei (esse hotel é show!!)

O Que Fazer

Sem contar as muitas praias da região e outras que citarei abaixo, a Rua do Mucugê é a melhor opção para quem está em Arraial. Há muitas lojinhas para se comprar de tudo, aquelas lembrancinhas que todo viajante adora! Quanto aos restaurantes, são também muito bons. Não deixe de comer no Crepe da Miloca e no Boi nos Aires. Há opções mais baratas que oferecem PF (prato feito).

Restaurante Boi nos Aires – Carne argentina muito boa – Foto: Viaje Caju

Uma boa opção de passeio para toda a família é o Eco Parque Arraial d’Ajuda. Antes de ir, dê uma olhada no calendário pra verificar a data de funcionamento e horários.

Andando por lá

O centrinho de Arraial, apesar de pequeno, tem uma subida muito íngreme pra quem vem da praia. Por isso alugamos um carro de maneira super informal na Rua do Mucugê. O rapaz fez um preço bom e pagamos só na entrega do carro. Com isso, pudemos visitar outros lugares perto de Arraial, sem ter que depender de táxi ou vans.

Perto dali

Trancoso – essa vila tranquila é um dos lugares mais cobiçados do litoral baiano. O Quadrado, que é o centro da vila, é muito charmoso. Há várias casinhas coloridas, onde ficam lojas, restaurantes e pousadas. Como fomos de manhã, não vimos quase nada aberto. Até os restaurantes ainda estavam fechados. Andando até o fim do Quadrado, temos uma vista linda da praia de Trancoso. Foi nessa praia que passamos o dia. Pra subir de volta até o Quadrado, pegamos um táxi, pois era uma caminhada e tanto. Mas dá pra ir a pé tranquilamente.

Quadrado de Trancoso – Foto: Viaje Caju
Vista do alto do Quadrado – Foto: Viaje Caju
Praia de Trancoso – Foto: Viaje Caju

Praia do Espelho (um capítulo à parte) – está na lista das praias mais lindas do Brasil. Como fui em baixa temporada achei, de fato, linda, mas poderia estar melhor se não tivesse chovido tanto durante a semana. Não sei como fica normalmente, mas estava muito tranquila. No restaurante que ficamos havia apenas umas 10 pessoas. A maioria dos restaurantes na beira da praia tem espreguiçadeiras com colchões, um gramado bem verdinho e em frente àquele marzão maravilhoso. Vá preparado, pois alguns restaurantes impõem consumação mínima e não aceitam cartões. A estrada pra chegar até lá não é difícil pra quem tem experiência. Meu marido foi dirigindo e achou tranquilo. A gente estava com um Fiat Palio.

Caminhando até a Praia do Espelho – Foto: Viaje Caju
Um dos restaurantes com sofás à beira-mar – Foto: Viaje Caju
A linda Praia do Espelho – Foto: Viaje Caju
Praia do Espelho – Foto: Viaje Caju

Expectativas

Alcançadas. Mas… nunca vi tanta chuva na Bahia. Isso atrapalhou um pouco, ainda assim conhecer Arraial foi muito bom. É uma cidade muito charmosa, gostosa e linda, por isso, visitaria novamente. Gostamos também da região pois há outros lugares por perto que pudemos visitar, como Porto Seguro e Vila de Santo André. Só não vou postar as fotos aqui pois não pegamos belas paisagens por causa da chuva contínua…

Se precisar de mais dicas ou de um roteiro, manda um e-mail pra gente. Boa viagem!