Como tirar o visto americano?

Oi pessoal!

Hoje vou mostrar para vocês o passo-a-passo de como tirar o visto americano, para facilitar um pouco mais o processo.

TIRANDO O VISTO AMERICANO (Turismo B-2)

  1. Você precisará preencher um formulário online acessando o seguinte link: https://ceac.state.gov/genniv/
  2. Pagar a taxa de US$ 160,00 (o de sistema gera um boleto em reais)
  3. Reunir todos os documentos exigidos
  4. Agendar a entrevista e a coleta das digitais
  5. Fazer a coleta das digitais e tirar uma foto no CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante do Visto)
  6. Apresentar a documentação e fazer a entrevista no Consulado

Sobre o Formulário

Antes de começar o preenchimento, você precisa selecionar o local em que irá tirar o visto. No Brasil, os lugares disponíveis são: Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. Depois disso escolha a opção: Start An Application. (Lembre-se de anotar o código/número gerado para que você possa acessar o preenchimento novamente, caso seja necessário).

visto americano
Página inicial do formulário

Todos os campos estão em inglês. Entre as informações necessárias estão: nome completo, estado civil, endereço, número do seu passaporte, se é você mesmo quem está pagando pela viagem, se já teve visto americano negado e se você tem parentes nos Estados Unidos.

Primeiramente, NUNCA minta. Além disso, o formulário pergunta se você já sabe a data que vai chegar aos Estados Unidos e a data em que vai voltar. Se ainda não tiver comprado sua passagem, você pode dar uma data aproximada. Foi o que eu fiz da primeira vez que viajei. Outra coisa que perguntam no final do formulário é se você teve ajuda de alguém para preenchê-lo. Eu sempre respondo não. Mas se alguém for ajudá-lo a preencher, você pode responder sim, e aí você tem que especificar quem ajudou.

Sobre os documentos

Quanto maiores seus vínculos com o país (no caso Brasil) você tiver, melhor. Então leve tudo que prova que você mora no Brasil e que sua intenção é apenas visitar os Estados Unidos.

  • Passaporte válido (por pelo menos 6 meses);
  • Página de confirmação do preenchimento do Formulário DS-160;
  • Página de confirmação do agendamento;
  • Imposto de Renda (seu ou do cônjuge ou dos pais);
  • Extratos bancários dos últimos três meses;
  • Holerites (ou algo que comprove seus rendimentos) dos últimos três meses;
  • Carteira de trabalho;
  • Matrícula no colégio ou faculdade, no caso dos estudantes;
  • Outros documentos que provem que você possui bens e/ou vínculos com o Brasil.

Sobre a coleta das digitais

No dia marcado, você precisará coletar todas as digitais. Essa parte é bem mais rápida.

cavs

 

Sobre a entrevista

Em um dia diferente da coleta das digitais, você precisará levar todos os documentos citados acima e passar pela entrevista de um agente do Consulado Americano.

IMPORTANTE: não leve celular (é proibido), e nenhum outro objeto que possa ser usado como arma (claro), exemplo: canivetes; estiletes; sprays; aerosol; ou qualquer coisa que lembre esses objetos. Antes de você entrar no consulado, você passará por um rigoroso controle de acesso que inclui detector de metais e revista geral.

Na renovação do meu visto eu passei por entrevista (na primeira vez não – estou contando tudo no YouTube – clique aqui para ver o vídeo). A entrevista é tranquila. O agente olha todos os seus documentos e faz algumas perguntas para comparar com o que você preencheu no formulário e também com os documentos que está levando. Mais uma vez: NUNCA minta! Mantenha a calma, seja respeitoso, e responda as perguntas feitas, nada mais, nada menos.

Se o visto for negado, você saberá na hora. Se for aprovado, o agente dirá para você aguardar seu passaporte retornar pelo correio e te desejará boa viagem (foi assim comigo!).

Não quero assustar ninguém, mas tem uma outra coisa que pode acontecer no seu processo do visto, além de ser negado ou aprovado (é raro, mas acontece, e aconteceu com o meu marido). Vai no YouTube pra eu explicar direitinho!

O bom de tudo isso é que a validade do visto é de 10 anos (geralmente). Então, você só precisará passar por esse processo novamente depois de 10 anos! Ah, outra coisa: menores de 16 anos e maiores de 66 anos não precisam passar por entrevista.

Espero que dê tudo certo com o visto de vocês, e que vocês possam também realizar o sonho de conhecer esse país tão legal que é os Estados Unidos.

IMPORTANTE: Aqui está tudo bem resumido e é apenas um guia a mais para tirar suas dúvidas. O blog se isenta de responsabilidade de quaisquer informações ou lista de documentos que venham a ser exigidos pelo consulado. Seguir todos os passos também não garante que você conseguirá o visto americano.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s