Ficamos três dias em Roma. (Aproveita e dá uma olhadinha no nosso vídeo do 2º dia). Foi bem corrido e por isso tivemos que deixar alguns pontos turísticos de fora, apenas “passando” por alguns deles. Ainda assim, a impressão que eu tive de Roma é de uma cidade apaixonante, histórica e que ao mesmo tempo ainda vibra. Enfim, como eu já disse em outro post: é inexplicável.
Vou listar aqui os lugares, os valores e as dicas:
Coliseu. Valor US$ 16,00 (online). Marquei a visita para o horário das 9h30. Chegando lá na praça do Coliseu, tem um guichê onde você deve trocar os vouchers, comprados na internet, pelos ingressos.
O Coliseu tem mais de 1900 anos, e seu nome original era “Anfiteatro Flaviano”, em homenagem ao pai de Tito, que na época governava Roma. Apesar de toda a história super sangrenta por trás do Coliseu, ele é, sem dúvida, o símbolo mais famoso do Império Romano, e por isso, é simplesmente emocionante visitá-lo. No decorrer dos anos, ele foi se deteriorando por causa de saques e terremotos, mas o que sobrou ainda é impressionante.
Vá com roupas e sapatos confortáveis para poder andar mais e aproveitar bastante o local. Há elevadores, mas nós pegamos as escadas que por sinal, são bem íngremes. E uma novidade: a partir do dia 1º de novembro de 2017, o nível mais alto estará aberto novamente ao público, depois de 40 anos sem acesso. Parece que a vista de lá, é ainda mais impressionante.

Foro Romano. Comprando os ingressos para o Coliseu, você tem direito a visitar, durante dois dias consecutivos, o Foro Romano e Palatino, podendo entrar apenas uma vez em cada lugar. O Foro Romano é onde tudo acontecia. Era o centro comercial e político de Roma. Entre as principais ruínas temos o Arco de Tito (81 D.C.), o Tempo de Saturno (séc. 5 A.C.) e a Basília Giulia (54 A.C.).
A gente andou muito, mas muito mesmo dentro do Foro Romano. Tente pegar antecipadamente na internet um mapa do local, para poder saber direitinho o que é o que. São muitos templos, ruínas e arcos. Mas vale a pena cada passo! Mais uma vez: coloca um sapato beemmm confortável e qualquer coisa, dá uma descansadinha no caminho.


Palatino. É uma das 7 colinas de Roma e é considerado o berço da cidade. Acredita-se que já era habitado no ano 1000 A.C. Como o lugar é bem extenso, assim como o Foro Romano, é bom reservar metade de um dia para visitá-lo. Então, lá vai uma confissão terrível: não conseguimos visitar o Palatino! Sim, horrível isso. Mas estava muito quente e acabamos voltando para o hotel para trocar de roupa, e na volta, para aqui…para ali e já era! O Palatino vai ficar para uma próxima.
O Arco de Constantino fica bem ao lado do Coliseu e é realmente triunfal e imponente. Foi construído para comemorar a vitória de Constantino na Batalha da Ponte Mílvio, 312 DC. Ele foi inaugurado oficialmente em 25 de julho de 315. Ele tem uma cerca alta ao seu redor, o que impede de chegarmos bem perto, ou tocá-lo. Desculpa aí, mas eu gosto de tocar as coisas (com exceção de corais). Sou muito sinestésica. Imaginem como eu sofro em museus!

Depois disso voltamos para o hotel e demos uma parada para curtir o Happy Hour romano que começa a partir das 16h00. Aí experimentamos o Carciofi (Alcachofra Frita). Não foi dizer que foi a coisa mais deliciosa que já comi, mas que foi diferente, isso foi. Eu gosto muito de alcachofra e também gosto de comida crocante, então, eu achei gostoso. Mas um pouco oleosa, afinal é frita.
Bjs e até o próximo post!