As “piazze” Romanas

Oi pessoal!

Resolvi fazer um post exclusivamente sobre as praças em Roma (piazze), afinal, são praças e mais praças, e em quase todas, há uma fonte, é claro!

Então, nesse post vou falar sobre todas as que visitamos.

A Piazza Navona é cercada por muitos restaurantes e cheia de turistas. Há alguns banquinhos ao redor da fonte, então é um ótimo lugar para descansar e tomar um gelatto. Tirando a Fontana di Trevi, eu achei que a fonte aqui é uma das mais lindas. É grande e cheia de detalhes.

IMG_2117
Fonte na Piazza Navona – Foto: Viaje Caju

Piazza Venezia. É aqui que fica o Altare della Patria (Monumento a Vittorio Emanuelle II). Apesar do monumento ser lindo, nós apenas passamos por lá. Essa praça fazia parte do nosso dia-a-dia, já que o ônibus saía dali. Há um pequeno bebedouro ali também. Inclusive, é muito comum bebedouros em Roma, e as pessoas fazem uso deles sem medo algum. Só não tome da água, caso esteja escrito “não potável” (não sei como é em italiano, mas você vai entender).

IMG_1449
Altare della Patria na Piazza Venezia – Foto: Viaje Caju

Eu me apaixonei também pela Piazza Spagna. Há uma escadaria enorme, e os turistas param ali para descansar, tirar fotos e admirar a paisagem. Fomos em um dia lindo, muito quente e eu até me refresquei um pouco na fonte que tem ali. Não havia placa nenhuma proibindo isso. Perto dali, você vai encontrar lojas de grife como: Dior, Dolce Gabbana, Tiffany & Co. entre outras. É gostoso passar e dar uma olhada nas vitrines. No meu caso, só olhar mesmo!

IMG_2268
Piazza Spagna – Foto: Viaje Caju

Já a Piazza del Popolo é a escolhida pelos Romanos para grandes eventos esportivos (inclusive estava ocorrendo algum evento no dia em que fomos), manifestações populares e etc. Lá perto, você vai encontrar o Museu Leonardo da Vinci. Não entramos, pois era nosso último dia e estávamos indo para Toscana. Bem na entrada da praça há um grande portão. Isso é muito comum em várias cidades na Itália.

IMG_2302
Piazza del Popolo – Foto: Viaje Caju
IMG_2305
Grandes portões na Piazza del Popolo – Viaje Caju

A Praça Campo di Fiori é um lugar muito significativo, pois todos os acusados de heresia eram queimados vivos nessa praça. Bem no centro há uma estátua em homenagem a Giordano Bruno, executado ali em 1600, por ter afirmado, assim como fez Galileu Galilei, que a Terra é que gira em torno do sol. Apesar desses absurdos, hoje a praça é cercada de restaurantes e durantes as manhãs, uma feira ocorre ali (com exceção dos domingos). Não conseguimos visitar a feira, infelizmente. Mas não deixem de visitar!

IMG_1341
Estátua de Giordano Bruno no Campo di Fiori – Foto: Viaje Caju

E para finalizar: Fontana di Trevi, a mais famosa das praças/fontes de Roma. Não que as outras não sejam boas, mas Trevi é apaixonante e é muito maior do que você pode imaginar. Dá pra escutar o burburinho das pessoas e as águas da fonte de longe! É um dos pontos turísticos mais visitados da cidade. Diz a lenda que se você jogar uma moeda na fonte, você voltará a Roma! Pelo visto, muita gente acredita nisso, afinal, são cerca de 3 mil Euros retirados da fonte todos os dias! Esse dinheiro é doado para instituições de caridades. Ah, e pode jogar a moeda que você quiser, não precisa ser Euro. Reais são aceitos! rsrsrs

IMG_2217
Fontana di Trevi – Foto: Viaje Caju

Bom, essas foram as praças que nós visitamos. Já falei e repito: Roma é apaixonante!

Bjs e até o próximo post.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s