A cidade mais louca que já conheci na vida (até hoje): Amsterdã

Já ouço falar em Amsterdã há muito tempo, e antigamente eu achava que a cidade era apenas um lugar muito louco em que as pessoas podiam usar drogas à vontade e que você teria que tomar cuidado para não comer um bolinho alucinógeno sem se dar conta disso (culpa do filme: Eurotrip). Mas foi tudo diferente! Quando eu coloquei Amsterdã no nosso roteiro eu nem me lembrava mais dessa fama.

Como esse foi o último destino na nossa viagem, eu estava bem cansada, não fiz roteiro e fui com baixas expectativas. E foi ótimo ter ido assim! Pois a cidade me surpreendeu positivamente! É linda, plana, com aqueles canais encantadores e um trânsito muito louco mesmo.

Passeando pelas ruas a gente sente realmente um clima mais boêmio, muitos bares, muitos turistas e gente fumando maconha. Mas não é algo que incomode. Não vi pessoas caindo de bêbadas e nem abusando. Massss não ficamos na rua até tarde. Então durante a madrugada sei lá o que acontece por lá! ….

Vou contar para vocês os erros e acertos dessa viagem.

Erros:

  1. Não ter comprado o ingresso para a Casa de Anne Frank com antecedência. Pessoal, eu sou brasileira e com respeito ao ingresso para a casa de Anne Frank eu simplesmente achei que daria um “jeitinho” e que conseguiria comprar em cima da hora, mesmo que fosse para enfrentar uma fila. Mas isso não aconteceu. Chegando lá perto o segurança pediu que todos os que estivessem na fila saíssem, pois os ingressos já tinham acabado. 
  2. Ter ficado pouco tempo. Apesar de ter andado bastante pela cidade, ficamos apenas duas noites o que foi pouco, pois eu gostaria de ter visitado as cidades mais no interior da Holanda e não só Amsterdã, pois as paisagens são lindas.
  3. Não ter feito roteiro. Eu sabia tudo o que eu queria visitar e conhecer, porém, não fiz um roteiro detalhado e não comprei ingressos antecipadamente para nenhum museu, e nem pesquisei muito sobre a cidade, por isso fizemos os passeios mais clichês.
  4. Não ter visitado o Museu Van Gogh. Na verdade, não foi bem um erro mas sim um arrependimento. Eu sou apaixonada por Van Gogh, porém, eu já tinha visto inúmeras e importantes obras dele no Louvre, então eu resolvi não ir ao museu dedicado à ele em Amsterdã. Mas da próxima vez, quero ir! 

Acertos:

  1. Não ter feito roteiro. Sim… por um lado foi muito bom! Pois a gente não precisava sair do hotel com pressa, com horário marcado, assim como aconteceu em algumas outras cidades. Andamos livres, sem saber o que ia acontecer.
  2. Ter ficado em um hotel barato. Como eu expliquei aqui no Youtube, nesse caso foi bom ter ficado em um hotel perto do aeroporto, pois tinha traslado e como ficamos pouco tempo economizamos nessa parte. O Uber do centro para o hotel ficou cerca de 22,00 Euros por dia, então, acabou compensando o valor barato que pagamos no hotel. Nós ficamos no Mercure Hotel Amsterdã West (fiz a reserva pelo Hoteis.com), só que para pegar o ônibus até o centro tinha que andar alguns metros pela rodovia onde só havia carros e poucas pessoas, mas o local é seguro!
  3. Ter andando de bicicleta. Eu e meu marido amamos andar de bicicleta. Não temos muito costume de andar em São Paulo por causa do trânsito e falta de tempo, mas estamos voltando a praticar. Lá em Amsterdã foi ótimo termos andado de bike. Passamos por alguns pontos turísticos, conseguimos conhecer muitos lugares em pouco tempo e para mim, especialmente, foi um desafio, pois não é fácil pedalar por lá. Afinal, esse é o principal meio de transporte, então as pessoas são muito experientes: andam de bicicleta e usam o celular ao mesmo tempo, são muito rápidas ao atravessarem os cruzamentos e não tem muita paciência com turistas. Mas me senti orgulhosa, pois (praticamente) não atrapalhei ninguém.
  4. Ter feito o passeio pelos canais. Uma das atrações principais de Amsterdã é o passeio pelos canais. Fizemos o tour com o Lovers Canal Cruises. O guia era bem simpático e foi contando várias curiosidades sobre Amsterdã. Você sabia, por exemplo, que muitas bicicletas são “pescadas” todo ano lá? Há também casas-barco que hoje são caríssimas para se adquirir, mas tem gente que mora ou que aluga esses lugares. Deve ser o máximo!

Bom, como ficamos pouco tempo, não teve como acertar tudo e nem errar muito. Algo que não fizemos foi experimentar os bolinhos alucinógenos, e tudo o mais que eles vendem na cidade. Em qualquer lugar que você vá (inclusive lojinhas de souvenirs) você encontra chocolates, balas, doces com uma porcentagem de maconha. Não faço ideia se é legal, pois não experimentei. Há também os bares onde as pessoas vão para poder usar a marijuana com mais liberdade. Isso lá é normal, mas confesso que sou meio desligada e nem sequer vi tais bares… Talvez tenha passado por algum mas não me dei conta! kkkk

Enfim, vou deixar aqui os passeios principais que eu acho que se deve fazer em Amsterdã, apesar de eu mesma não ter feito todos, pois como eu disse, ficamos pouco tempo:

  • passear de bicicleta pela cidade;
  • visitar o parque Vondelpark;
  • fazer o tour da Heineken Experience;
  • andar pelo Red Light District;
  • visitar os Museus, entre eles: Rijiksmuseum, Museu Van Gogh, Casa de Anne Frank;
  • fazer um tour pelos canais;
  • tirar uma foto no IAmsterdam;
  • tirar uma foto no banco do filme “A culpa é das estrelas” (Leidsegracht 4).
IMG_6435
Tudo junto! Carros e bikes por toda a parte! – Foto: Viaje Caju
IMG_6467
Vondelpark é bom para andar à pé ou de bicicleta – Foto: Viaje Caju
IMG_6631
Correndo para não morrer atropelada – Foto: Viaje Caju

Minha experiência não foi assim tão completa, mas quero visitar a cidade novamente. Eu me senti em um lugar totalmente diferente do que já tinha visitado antes, não só pela vibe descontraída da cidade, mas também pelo trânsito de bicicletas (algo surreal mesmo), pela língua diferente, enfim, por tudo que vivemos lá.

Obrigada por ler e até o próximo post!

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s