Algumas coisas que você precisa saber sobre Cidadania Italiana

Oi pessoal!

Só para avisar que esse blog NÃO é especializado em cidadania italiana. Estou fazendo esses posts com o objetivo de ajudar outros a não desistir do sonho de reconhecer sua cidadania.

Pode ser que as informações e regras referentes à cidadania mudem de uma hora para outra, então sempre verifique especialistas no assunto.

Eu vou listar aqui algumas coisas que me fizeram não desistir do sonho e que acho que podem ajudar outros também.

Algumas coisas que você precisa saber sobre cidadania italiana:

  • Não há limite de gerações.

Muitos acham que só até os bisnetos é que podem ter a cidadania, mas não é assim. Na verdade, quanto mais longe for a geração, mais difícil ficará para achar os documentos. Eu, por exemplo, sou trisneta por parte de mãe e bisneta por parte de pai, mas resolvi ir pela família da minha mãe, pois apesar de ser uma geração a mais, eu tinha muito mais informações (e também pelo motivo abaixo).

  • Ter uma mulher na descendência não impede você de tirar a cidadania.

Quando há uma mulher na descendência é simples: veja quando nasceu a pessoa depois dela. Nasceu depois de 1948? Então tá tudo bem… Nasceu antes de 1948? Aí você não tem direito, mas eu conheço algumas pessoas que estão entrando na justiça para conseguir esse direito, mas não posso afirmar muita coisa a respeito. Um exemplo: como eu havia dito, por parte de pai eu sou bisneta, porém há uma mulher no caminho (no caso a minha avó) e meu pai nasceu em 1944, por isso eu não conseguiria tirar por essa parte da família. Mas meu pai tem um irmão que nasceu em 1951, então meus primos por parte de pai, podem reconhecer a cidadania. Deu para entender como funciona?

  • Certidões em inteiro teor

Todas as certidões que você tirar no Brasil, tem que ser em inteiro teor. Não adianta pegar aquela certidão velhinha e simples que você tem na gaveta. E por que inteiro teor? Na verdade não sei ao certo, mas ela contem muito mais informações sobre a pessoa e seus descendentes.

  • Dá trabalho

Para reconhecer a cidadania precisa de persistência pois dá muito trabalho. Depender de outras pessoas para obter informações ou de outros órgãos como os cartórios para conseguir as certidões não é fácil. Exige muita paciência, mas no final vale a pena.

  • Dinheiro

Gasta muito? Gasta. Só entre nessa se estiver disposto a gastar e se achar que vai valer a pena, por exemplo, se tiver intenção de morar fora. Eu sou muito persistente, quando eu quero algo eu vou até o fim. Eu desisti algumas vezes (veja nesse post), mas nunca abandonei o sonho. E aqui estou eu, correndo atrás.

  • Vá para a Itália

Reconhecer a cidadania pelo Brasil está quase impossível. A fila é enorme e demora de 10 a 15 anos. Então, melhor mesmo é ir até a Itália e reconhecer a cidadania lá. Não sei ainda ao certo todos os passos (eu já li sobre isso mas faz dois anos, preciso rever), mas há muitos assessores nesse sentido (e eu pretendo usar uma assessoria). Mas lembre-se: só contrate alguém que tenha referências e que você sabe que conhece realmente o assunto.

  • Não desista

Vai vir muito parente dizendo: para que você quer isso? Para que serve? Outros vão descaradamente te chamar de louca (o) por querer a cidadania. Outros vão dizer que querem, mas quando você contar os valores, vão pular fora. Até o dia em que você estiver com tudo em mãos. Por isso, não desista! Deixe que falem… Se você achar que isso é importante para você, seja porque quer morar em outro país, ou seja porque quer saber suas origens, ninguém tem nada a ver com isso.

Bom, eu acho que é isso! Se você estiver passando por esse processo, ou souber de alguém que está, comente… Vamos sonhar (e chorar de alegria) juntos!

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s